DEFENSIVO ALTERNATIVO DE EXTRATO DE FUMO

Função: O extrato de fumo é um inseticida muito eficiente no controle de praticamente todas as pragas que atacam as plantações. Ele pode ser preparado e usado sob várias fórmulas de utilização.

Ingredientes: 100 gramas (g) de fumo, 5 litros (L) de álcool; 5 L de água.

Modo de preparo: Picar 100 g de fumo e misturar com os 5 L de álcool e os 5 L de água deixando de molho por 1 dia.

Modo de aplicação: Para pulverizar, usar 1 L de calda para cada 10 L de água. Na hora de pulverizar, aconselha-se misturar um pouco de sabão derretido, para dar mais aderência na calda.

Culturas Agrícolas: milho, milharal, feijão, feijoeiro, citros, citricultura, tomate, tomateiro, frutas, frutíferas, hortaliças, horta, verduras, legumes, café, cafezal, batata, batatal, culturas em geral.

Pragas ou doenças controladas: insetos, pulgões, piolhos, cochonilhas, formigas, formigueiro

Observações: Esta calda é utilizada para os mesmos fins da calda de fumo, pimenta e sabão e também pode ser misturada à calda bordalesa, sulfocálcica, calda de cinza e calda branca. Espere 2 dias depois da aplicação para que haja colheita dos produtos, pois o fumo tem uma substância toxica.

Fonte:

MOREIRA, V. R. R.; Controle da cochonilha. Brasília: MAPA, 2016. Ficha Agroecológica n. 20. Disponível em: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/sustentabilidade/organicos/fichas-agroecologicas/arquivos-sanidade-vegetal/20-controle-da-conchonilha.pdf. Acesso em 20 fev. 2021.

   Apoiadores e Parceiros