Função: Altamente eficaz no controle de carrapato, lagarta do
cartucho, vaquinhas, percevejo verde, pulgões, etc.
Ingredientes: 1,5 quilo (kg) de folhas e ramos picados de nim, 50 mililitros (ml) de detergente neutro.
Modo de preparo: Triturar 1,5 kg de folhas e ramos novos, para 100 litros (L) de água. Deixar repousar a mistura durante 12 horas no mínimo, coar e pulverizar imediatamente. Misturar o detergente com o nim e a água.
Modo de aplicação: As aplicações devem ser realizadas logo no início das infestações com intervalos a cada 30 dias para infestações em estágio inicial e a cada 15 dias em infestações severas.
Culturas agrícolas: milho, milharal, feijão, feijoeiro, citros, citricultura, tomate, tomateiro, frutas, frutíferas, hortaliças, horta, verduras, legumes, café, cafezal, batata, batatal, culturas em geral.
Pragas ou doenças controladas: carrapato, lagarta do cartucho, vaquinhas, percevejo verde, pulgão.
Observações: Produtores orgânicos devem consultar o Organismo de Controle Social (OCS) ou Avaliação da Conformidade Orgânica (OAC), caso seu uso não esteja previsto no plano de manejo orgânico da propriedade para uso em qualquer parte da planta. A ação do nim contra insetos, pragas ou fungos pode variar em função das condições climáticas de plantio, idade e manejo do nim. Atenção: a dose indicada para controlar doenças de plantas varia entre 0,25% a 0,5% de óleo de nim (equivale a 2,5 a 5 ml por litro de água). Faça um teste para evitar que as plantas sejam queimadas pela aplicação do óleo de nim. A aplicação do óleo de nim deve ser realizada em temperaturas mais frescas.
Fonte:
PEREIRA, W. H.; Práticas alternativas para a produção
agropecuária agroecologia. Minas Gerais: EMATER, 2003. E-book. Disponível em: https://ciorganicos.com.br/sustentabilidade/praticas-alternativas-para-a-producao-agropecuaria-agroecologica/.
Acesso em: 26 fev. 2021.
LEITE, C. D.; MEIRA, A. L. Preparo do óleo e nim – 2. Brasília: MAPA,
2016. Ficha Agroecológica n. 38. Disponível em: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/sustentabilidade/organicos/fichas-agroecologicas/arquivos-sanidade-vegetal/38-preparo-de-oleo-de-nim-2.pdf. Acesso em: 26
fev. 2021.