GARRAFA CAÇA-MOSCA

 

Função: Usada para capturar a mosca das frutas.

Ingredientes: Garrafas de plástico 2 litros (L) transparente com tampa, solução atrativa das moscas das frutas.

Modo de preparo: São feitas diversas "janelas" com 2 centímetros (cm) no sentido da altura e 5 cm no sentido do comprimento no meio das garrafas de plástico, adicionando as iscas dentro da garrafa. Exemplos de iscas para serem colocadas nas garrafas: 1) 2 partes de água mais uma parte de vinagre de vinho ou suco de uva ou suco de outra fruta; 2) Uma parte de água mais uma parte de suco de frutas maduras; 3) 70 gramas (g) açúcar mascavo ou suco de frutas maduras mais 1 L de água mais uma colher "de café" de vinagre.

Modo de aplicação: A garrafa, fechada na parte de cima, para evitar a entrada de água da chuva, é pendurada na planta a uma altura de 1,50 cm, do lado que o sol nasce. Ou pendurar a armadilha nos ramos externos das árvores frutíferas, na posição do meio da copa pra cima.

Culturas Agrícolas: goiaba, goiabeira, laranja, laranjeira, citros, frutas, fruticultura, citricultura, maçã, macieira, uva, parreira, manga, mangueira, melão, meloeiro, mamão, mamoeiro, pêssego, pessegueiro, figo, figueiro, nectarina.

Pragas ou doenças controladas: insetos, mosca, mosca das frutas, bicho de goiaba, bicho das frutas, Anastrepha fraterculus, Ceratitis capitata.

Observações: A solução atrativa atrai somente as moscas fêmeas; para retardar a decomposição do atrativo alimentar, acrescentar 10 g de bórax na solução atrativa; espalhar as armadilhas na proporção de uma garrafa para cada dez plantas do pomar ou manter um distanciamento de 50 a 200m entre as garrafas, dependendo da extensão da área; trocar a solução atrativa de 7 a 15 dias, pois depois de 15 dias a solução tem seu volume reduzido, diminuindo a captura dos insetos; por ocasião da troca da solução atrativa, as garrafas PET deverão ser lavadas com água para retirar os resíduos da solução anterior; é preciso substituir as armadilhas de garrafa PET a cada 3 ou 4 meses e entregá-las preferencialmente em locais de reciclagem de lixo.

Fonte:

GRUPO TEMÁTICO DE PRÁTICAS AMBIENTAIS SUSTENTÁVEIS. Caldas Naturais: Soluções alternativas para o manejo de pragas e doenças. Projeto Doces Matas. Botucatu: UNESP, 2002. E-book. Disponível em: https://www.fca.unesp.br/Home/Extensao/GrupoTimbo/caldas_naturais.pdf. Acesso em: 21 jan. 2021.

MEIRA, A. L.; LEITE, C. D. Armadilha para a mosca-das-frutas 1. Brasília: MAPA, 2016. Ficha Agroecológica n. 34. Disponível em: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/sustentabilidade/organicos/fichas-agroecologicas/arquivos-sanidade-vegetal/34-armadilha-para-a-mosca-das-frutas-1.pdf. Acesso em: 15 fev. 2021.

   Apoiadores e Parceiros