SOLUÇÃO DE CRAVO DE DEFUNTO

Função: Controla pulgão, ácaros e impede o desenvolvimento de nematoides.

Ingredientes: 10 litros (L) de água, 1 quilo (Kg) de folhas e talos.

Modo de preparo: Coloque as folhas do cravo de defunto juntamente com a água em uma vasilha e ferva por 30 minutos. É possível deixar de molho por dois dias, sem precisar realizar a fervura. Filtre o líquido, deixando a parte sólida fora de uso.

Modo de aplicação: aplicar toda a solução em todas as plantas.

Culturas Agrícolas: milho, milharal, feijão, feijoeiro, citros, citricultura, tomate, tomateiro, frutas, frutíferas, hortaliças, horta, verduras, legumes, culturas em geral.

Pragas ou doenças controladas: Nematoide de galhas (Meloidogyne incognita e Meloidogyne javanica).

Observações: O cravo de defunto também é conhecido como tagetes, cravo-amarelo, cravo-africano, cravo-da-índia, rosa-da-índia. A aplicação do extrato sobre as plantas de tomate pode promover o fortalecimento natural das plantas. Uma única aplicação do extrato não controla o nematoide de galhas. O extrato aquoso de cravo-de-defunto pode resultar em controle em mais da metade do nematoide de galhas. No momento de pulverizar as plantas, pode-se aplicar o produto no solo. A raiz do cravo-de-defunto não deverá ser utilizada no preparo do extrato. O cravo-de-defunto quando plantado em hortas, jardins ou pomares, repele insetos e mantém o solo livre de nematóides. Plante tagetes junto aos tomateiros para evitar a broca do tomate. Além disso, quando usado como cama para cães, afugenta pulgas.

Fonte:

MOREIRA, V. R. R. Controle de ácaros. Brasília: MAPA, 2016. Ficha Agroecológica n. 22. Disponível em: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/sustentabilidade/organicos/fichas-agroecologicas/arquivos-sanidade-vegetal/22-controle-de-acaros.pdf. Acesso em: 15 fev. 2021.

MOREIRA, V. R. R. Extrato Aquoso de cravo-de-defunto no controle de nematoide de galhas (Meloidogyne incognita e Meloidogyne javanica) em tomateiro. Brasília: MAPA, 2016. Ficha Agroecológica n. 24. Disponível em: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/sustentabilidade/organicos/fichas-agroecologicas/arquivos-sanidade-vegetal/24-extraro-aquoso-de-cravo-de-defunto-no-controle-de-nematoide-de-galhas-meloidogyne-incognita-e-meloidogyne-javanica.pdf. Acesso em: 15 fev. 2021.

PREVIERO, C. A.; JÚNIOR LIMA, B. C.; FLORENCIO, L. K. et al. Receitas de plantas com propriedades inseticidas no controle de pragas. Palmas: CEULP/ULBRA, 2011. E-book. Disponível em: https://www.bibliotecaagptea.org.br/agricultura/defesa/livros/RECEITAS%20DE%20PLANTAS%20COM%20PROPRIEDADES%20INSETICIDAS%20NO%20CONTROLE%20DE%20PRAGAS.pdf. Acesso em: 15 fev. 2021.

   Apoiadores e Parceiros