LEITE DE VACA PARA O CONTROLE DO OÍDIO

Função: Controle de oídio, fungicida.

Ingredientes: leite de vaca cru, 10 litros (L) de água.

Modo de preparo: Adicione o leite na água em uma vasilha e misture bem. O modo de preparo do leite como fungicida pode variar entre culturas, para abobrinha e pepino é recomendado que a mistura seja de 500 mililitros (ml) a 1 L de leite de vaca e completar com água até 10 L. Para roseira e outras plantas ornamentais, pimentão e outras hortaliças, viveiros de mudas de eucalipto a mistura deve ser feita com 500 ml a 2 L de leite de vaca e completar com água até 10 L.

Modo de aplicação: Pulverize preferencialmente no início ou no final do dia sobre as plantas, aplicando uma vez por semana. A dose depende do nível de ataque do oídio, a dose deverá ser maior quando for maior o ataque de oídio.

Culturas Agrícolas: Abobrinha, pepino, rosa, roseira, plantas ornamentais, pimentão, hortaliças, mudas de eucalipto, abóbora, moranga, melão, melancia, feijão, vagem.

Pragas ou doenças controladas: Oídio (Sphaerotheca fuliginea), cinza das folhas

Observações: Para produtores orgânicos o leite de vaca pode ser usado desde que não contenha produtos não permitidos na legislação de produção orgânica.

Fonte:

LEITE, C. D.; MEIRA, A. L.; MOREIRA, V. R. R. Leite de vaca para o controle de oídio. Brasília: MAPA, 2016. Ficha Agroecológica n. 11. Disponível em: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/sustentabilidade/organicos/fichas-agroecologicas/arquivos-sanidade-vegetal/11-leite-de-vaca-para-o-controle-de-oidio.pdf. Acesso em: 13 fev. 2021. 

   Apoiadores e Parceiros